top of page

Exposições de Matemática

Exposição de jogos

Shisima

Um tabuleiro com nove cavidades e seis peças sendo três da mes­ma cor para cada jogador. O jogo deve ser iniciado com os participantes colocando suas pe­ças, alternadamente, nas cavidades do tabuleiro. A seguir, os jogadores movimentam suas peças, também alternadamente, sobre uma linha até a próxima cavidade vazia. Não é permitido saltar uma ou mais peças. Se a mesma sequência de movimentos for repetida por três vezes consecutivas, o jogo termina empatado. O objetivo é conseguir formar uma linha reta passando pela shisima (centro) com suas três peças.

 

 

Tsoro yematatu

Um tabuleiro no forma­to de um triângulo isósceles e 6 peças. Seu nome original é Tsoro Yematatu que significa “grande casa de pedra”, em Zimbabue. Como o próprio nome diz, era jogado com pedras, mas as crianças, hoje, usam tampi­nhas de garrafa. É da família de jogos de três alinhados, como o jogo da trilha. Cada jogador pega 3 peças da mesma cor. Por vez, cada um coloca uma peça no círculo do tabuleiro, que ainda não foi ocupado. Quando todas as 6 peças (três de cada jogador) estiverem nos seus devidos lugares, move-se uma peça por vez, de um círculo a outro que esteja vazio, em linha reta. Cada jogador só pode ocupar um único cír­culo por uma de suas peças. O objetivo é colocar três peças de mesma cor em linha reta.

Resta Um

Nasceu no século XVII, ou talvez no final do séc. XVI, na França. Um tabuleiro com 37 ca­vidades e 36 peças para ocupar as cavida­des e é jogado por uma pessoa de cada vez. Preencher com as peças todas as cavidades do tabuleiro, exceto a central, após isso, retira-se as peças uma a uma da seguinte forma: elas devem ser movidas na vertical ou na horizontal, de modo que sempre salte outra que lhe seja adjacente (como o jogo de damas), paran­do numa casa vazia imediatamente depois. O objetivo é que reste apenas uma peça no ta­buleiro.

Pentaminós

Pentaminós foi criado pelo ameri­cano Salomon W. Golomb em 1953. Um tabuleiro e 12 peças (os pen­taminós) constituídos de cinco quadrados colados uns nos outros formando figuras diferentes. Um pen­taminó é um polimi­nó composto de cinco quadrados congruen­tes, conectados orto­gonalmente. Existem 12 pentaminós diferentes, e eles são denomina­dos de acordo com as letras com que se parecem. A simetria reflexiva e a simetria rotativa de um pentaminó não contam como pentaminós diferentes.

Mancala

Um tabuleiro com duas fileiras de seis cavidades cada uma, coloca­das uma em frente à outra, e duas cavidades maiores (depósitos/mancala) colocadas nas extremidades e 36 sementes. O objetivo do jogo é capturar o maior número de se­mentes. O jogo começa, em geral, com três sementes em cada ca­vidade. Sua jogada consiste em escolher uma cavidade, retirar suas sementes e distribuí-las pelas outras cavidades, uma por cavidade, no sentido anti-horário. Quando você passa por sua mancala, você deixa uma pedra nela como se fosse uma cavidade normal, mas a manca­la do adversário você pula. Se a última pedra distribuída cair na sua própria mancala, você joga de novo. E se ela cair em uma das suas cavidades e esta estiver vazia, você leva para sua mancala não apenas essa pedra, mas todas as pedras que estiverem na cavidade adversá­ria exatamente na posição oposta. O jogo termina quando todas as cavidades de um dos lados estiverem vazias e o jogador da vez não tiver mais nenhuma quantidade de semente suficiente para alcançar o outro lado. Nesse caso, o adversário coloca todas as pedras que esti­verem na sua metade do tabuleiro em sua mancala. Somam-se então as pedras, e quem tiver mais, vence.

Anel dos Frades

Uma argola solta e duas atadas a uma corda e a uma base de ma­deira. Movimentar as peças do con­junto com o objetivo de retirar o anel que está no centro do conjunto, deixando-o totalmente livre.

 

Torre de Hanói

A torre de Hanói, também conhe­cida por “torre de bramanismo” ou “quebra-cabeças do fim do mundo”, foi inventada e vendida, como brinquedo, no ano de 1883, pelo matemático francês Edouard Lucas. Segundo ele, o jogo que era popular na China e no Japão veio do Vietnã. O mate­mático foi inspirado por uma lenda hindu que falava de um templo em Benares, cidade santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos jovens monges. Transpor todas as peças que estão em um pino para o terceiro pino, usando o segundo como auxiliar. O jogador deve movi­mentar uma peça de cada vez, de modo que uma peça maior nunca fique em cima de uma menor e não seja permitido deixar peças fora do pino para a movimentação. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo des­moronaria e o mundo desapareceria.

Ábaco

Teve origem, provavelmente, na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco é um instrumento formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos. O ábaco é um antigo instrumento de cálculo formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sen­tido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (uni­dades, dezenas etc.) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas etc.) que podem ser deslizadas livremente. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega-se um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez, o ábaco traz em sua estrutura o valor posicional, o valor de cada conta depende da posição da coluna em que ela está localizada. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.

bottom of page