CAMINHÃO COM CIÊNCIA
Permacultura
O PROJETO DE PERMACULTURA NA UESC
A Permacultura é uma palavra formada pela união de permanente com agricultura e representa uma maneira de pensar e organizar projetos (design) numa atividade produtiva, de modo a formar sistemas multifuncionais eficientes e duradouros, dentro de uma ética de cooperação, de integração, de sinergia, em harmonia com o ambiente e a comunidade. O projeto “Permacultura Básica nas Escolas/Comunidades” foi implantado em 2007, na Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, atuando em alguns municípios e povoados de abrangência da Universidade e do estado da Bahia. O projeto visa a difusão da Permacultura, informando sobre seus princípios e sua ética, auxiliando no reconhecimento de sistemas integrados produtivos, responsáveis por assentamentos humanos harmoniosos.
Soluções práticas permaculturais apropriadas, para a produção de alimentos, são sugeridas, enfatizando-se a transdisciplinaridade, o fortalecimento das comunidades locais e a sustentabilidade agrícola, social, cultural e econômica, trabalhando-se os princípios de aproveitamento do solo e do material compostável em hortas escolares, domiciliares e comunitárias, num processo ecossocial e ético, de total mudança de paradigma. As práticas mais difundidas no projeto são: a compostagem; a produção de hortas domésticas e escolares; a utilização de materiais orgânicos e de reuso na formação dos canteiros; a construção de espiral de ervas e o plantio com círculo de bananeiras. Houve a formação de um grupo de permacultura na UESC, composto por 12 discentes de diferentes cursos, que atuam como estagiários voluntários e auxiliam nos “Dias Permaculturais”, nos minicursos quando os integrantes do projeto, juntamente com a comunidade visitada, realizam em mutirão as atividades permaculturais propostas.
A equipe de Permacultura pretende acender a centelha de mudança no interior de cada individuo, transformando sua maneira de pensar quanto sua relação com o planeta, as pessoas, os recursos, possibilitando um entendimento mais profundo e desafiante do ambiente que o cerca, despertando os princípios de cooperação, integração e sinergia existentes na natureza, adaptando-os a cada região e assim organizar atividades produtivas, de modo a formar sistemas multifuncionais eficientes e duradouros, resguardando em cada pessoa a cultura, a religiosidade, o acervo de conhecimentos dos antepassados, parte indissociável de um assentamento humano harmonioso.
METODOLOGIA:
Minicursos e Oficinas;
Ampla distribuição de informativos nas áreas de educação, agricultura familiar, cidadania, hortas domésticas, substâncias tóxicas, uso de ervas medicinais, compostagem, etc;
Exposição de banners e painéis educativos, modelos de construção de técnicas permaculturais.