top of page

PET - Programa de Educação Tutorial

O PET conta com 779 grupos em 114 Instituições de Ensino Superior, distribuídos entre as diferentes áreas do conhecimento e as diversas regiões geográficas do país. De acordo com o estabelecido na Lei nº 11.180/2005, e regulamentado na Portaria MEC 976 de 27 de julho de 2010, o PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE) da Diretoria da Rede IFES (DIFES).

PET Solos - Agregando Saberes

O PET (Programa de Educação Tutorial) Solos da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC foi implantado em janeiro de 2011, após aprovação do projeto no edital MEC 09/2010. Trata-se de um grupo formado por bolsistas do curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e Agronomia, coordenado pela tutora Ana Maria Souza dos Santos Moreau, professora da área de Ciências Exatas e da Terra dos cursos de Geografia e Agronomia da UESC.

PET Solos no Caminhão com Ciência

O projeto Caminhão com Ciência é um projeto de divulgação científica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que foi contemplado pelo Projeto Ciência Móvel, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia - DEPDI, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social - SECIS, do Ministério de Ciência e Tecnologia - MCT e coordenado pela Academia Brasileira de Ciências. Nesse projeto, o DEPDI/SECIS/MCT/ABC tiveram como objetivo a utilização de veículos adequadamente equipados, para incursões nas grandes cidades ou pelo interior do país em atividades de divulgação científica de caráter itinerante. Este Projeto tem como proposta: realizar exposições com experimentos e atividades de Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Medicina, Matemática e Química, para o público das escolas de Educação Básica da Microrregião Ilhéus-Itabuna, bem como para o público em geral, buscando contribuir para o processo de inserção social dos cidadãos que vivem nas comunidades através da alfabetização em ciência e da desmistificação do conhecimento científico, criando oportunidades para que os estudantes realizem experimentos e observações através da concepção de experiências com equipamentos de baixo custo que podem ser reinventados ou planejados por eles mesmos; incentivar a prática experimental nas atividades escolares, motivando os profissionais da educação a planejarem e realizarem experimentos com seus alunos; difundir saberes, metodologias e técnicas que possibilitem a melhoria das condições de saúde e socioeconômica das comunidades. Os experimentos são montados num caminhão que viaja para cada cidade ou comunidade alvo.

bottom of page